Obviamente, nada precisa ser totalmente retirado de uma dieta, seja hiper ou hipocalórica. Porém, sabemos que alguns alimentos devem ser evitados ao máximo na medida em que, facilmente podem destruir um planejamento se utilizados com freqüência ou em excesso. Por isso, hoje, vamos conhecer 3 destes alimentos para você ficar um pouco mais esperto e passar bem longe deles sempre que possível.
1 – Pizza
Hummm… Aquela pizza!
Devo confessar que o meu alimento preferido é justamente pizza. Pizza doce, salgada, de qualquer sabor.Aliás, com exceção daqueles projetos de pizza congeladas prontas, nenhuma pizza deixou a desejar ao meu paladar. Muitos costumam duvidar quando conto que em meu último rodízio incríveis 44 pedaços de pizza foram abatidos. Pois bem…
Acontece que a pizza é um alimento EXTREMAMENTE CALÓRICO e, acima de tudo, rico em gorduras saturadas, trans, sódio, carboidratos de alto índice glicêmico e por aí segue a incrível lista. Para se ter noção de seu poder energético, um mísero pedaço de pizza de rúcula tem em média 280 quilocalorias. Agora, ninguém para e come apenas uma pizza de rúcula, não é mesmo? Gostoso mesmo é pizza de queijo, chocolate, goiabada, calabresa… Enfim… Um pedaço desses outros sabores beira as 500 calorias.
O agravante maior é que ninguém come apenas um pedaço, principalmente os viciados. Levando em conta pessoas normais que comem 5 ou 6 pedaços, temos aí adicionadas em média 2800Kcal. Isso em uma única refeição…
Fico até com medo de fazer uma estimativa do que comi naquele rodízio quando paro pra pensar…
2 – Refrigerantes
Refrigerantes são substâncias químicas lotadas de açúcar simples (sacarose) com gás e alguns aditivos de sabor. Não acrescentam valor nutricional importante além de calorias vazias. Além disso, o refrigerante causa distensão abdominal, o que pode gerar gases e, para indivíduos com gastrite, um péssimo desconforto.
Mesmo os diet e/ou light, que não possuem o açúcar, propriamente dito, são ricos em adoçantes e no maldito gás. Por isso, troque refrigerantes ao longo do dia por água e chás como o chá verde, mate, camomila, de cavalinha ou algum outro de sua preferência, claro, sem açúcar!
3 – Balas e chicletes
Normalmente cheios de sacarose, também apresentam alto índice glicêmico em calorias vazias e mais uma pancada de corantes e aditivos químicos de sabor.
Como se não fosse o bastante, esse tipo de alimento faz com que o suco gástrico seja secretado na parede do estômago sem alimento, agredindo-o e, a longo prazo, podendo gerar problemas como gastrite ou até mesmo úlcera.
Conclusão:
É prudente retirar aos poucos e evitar ao máximo alimentos sem valor nutricional adequado, ricos em sacarose e que apenas prejudicam o emagrecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário