quinta-feira, 7 de julho de 2011

Arginina não tem efeito sobre vasodilatação em indivíduos jovens saudáveis

Arginina não tem efeito sobre Vasodilatação Em adultos jovens saudáveis
Arginina é necessário para a execução de muitos processos fisiológicos. Estes processos fisiológicos incluem a secreção do hormônio, um aumento da produção do hormônio do crescimento, a remoção de resíduos de produtos tóxicos do corpo  e as defesas do sistema imunológico. L-arginina é um precursor do óxido nítrico (NO), porque L-Arginina e L-citrulina é convertida em NO sintases. Apesar de poucos dados científicos, L-arginina também está sendo comercializada como um auxílio ergogênico, que visa aumentar o fluxo sanguíneo em indivíduos saudáveis. L-Arginina e suplementos contendo L-arginina são anunciados como sendo capazes de aumentar o fluxo sanguíneo durante o exercício de resistência para maior libertação de oxigénio e nutrientes durante o exercício, causando um aumento temporário no pump muscular.


Pesquisadores da Universidade de Illinois examinou os efeitos da L-Arginina na vasodilatação em adultos jovens e saudáveis, para determinar se tomar L-arginina antes do exercício poderia aumentar a resistência do óxido nítrico e aumentar o pump muscular. Os pesquisadores projetaram o estudo que os participantes realizaram, com o protocolo de exercícios de mesma resistência, mas em uma ocasião, eles usaram  placebo em uns e nos outros eles levaram sete gramas de L-arginina por via oral. A sessão de exercícios de resistência consistiu de 4 séries de 5 repetições com 80 por cento do supino 1-RM. Após o supino, 4 séries de 10 repetições usando 70 por cento do bíceps 1-RM  foram concluídos para o bíceps, utilizando uma barra com os dois braços. Um descanso de 2 minutos foi dado entre todos os sets.


Imediatamente após o estudo, os pesquisadores examinaram vários marcadores para vasodilatação ou fluxo sanguíneo muscular. 7 gramas de L-arginina antes do exercício de resistência não tem qualquer efeito sobre as respostas vasodilatação ao exercício de resistência em indivíduos jovens saudáveis. Como esperado, o exercício de resistência aguda aumentou tanto o fluxo sangüíneo em repouso e a resposta do fluxo sanguíneo para o exercício de resistência. Fluxo de descanso e fluxo sanguíneo  do pico do exercício aumentou de forma semelhante após as duas condições do estudo. Os cientistas comentaram que L-Arginina pode não ser o fator limitante na via do óxido nítrico para vasodilatação. Outros fatores fisiológicos como a acetilcolina e catecolaminas que são elevadas durante o exercício também aumentam a liberação de NO e NO dilatação dependente  respectivamente. Portanto, aumentar ainda mais a produção de NO durante o exercício via suplementação de L-Arginina pode não ser possível. A presente pesquisa sugere que tomar L-Arginina sozinho antes do exercício tem pouco efeito sobre a vasodilatação e seu impacto sobre óxido nítrico.


Fonte: Fahs CA, Heffernan KS, Fernhall B. Hemodynamic and Vascular Response to Resistance Exercise with l-Arginine. Med Sci Sports Exerc, 2009 Mar 7.

Nenhum comentário: